01
SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
O Seminário Nacional Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, promovido pela UFRN, com o tema “Tempos e espaços no contexto da educação especial na perspectiva inclusiva: desafios do ensinar e do aprender”, pretende traçar um panorama das pesquisas científicas que têm contribuído para a educação e inclusão social de pessoas com necessidades educacionais especiais em contextos escolares e não escolares. Esse panorama tem como finalidade dialogar com a formação e prática profissional na área da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva através da participação e apoio de Programas de Pós-Graduação da UFRN: do Programa de Pós-Graduação em Educação, através da linha de pesquisa Educação e inclusão em contextos educacionais, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.
No total foram 9 eventos, abordando temáticas que visam contribuir para o aprimoramento do processo educacional e social em uma perspectiva inclusiva no país. O primeiro encontro, realizado em 2004, teve como eixo central: “Inclusão: desafios e perspectivas”. O segundo, intitulado “Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas”, foi realizado em 2006. Na sequência, em 2008, abordando a temática “Práticas Inclusivas no contexto de ensino e em outros contextos”, foi realizado o III Seminário. Em 2010, o foco do encontro foi “Inclusão Escolar e Social: novos aportes, novos contextos”. Dois anos depois, a quinta edição do encontro teve como tema “Caminhos para uma Educação inclusiva: políticas, práticas e apoios especializados”. O sexto encontro, ocorrido em 2014, abordou a temática “Educação Inclusiva: Pesquisa, Formação e Práticas”. A sétima edição do seminário, realizado em 2016, teve como tópico “Políticas atuais de Educação Especial numa perspectiva inclusiva: desafios relativos à prática e à formação docente". No ano de 2018, o Seminário Nacional, em sua oitava edição, realizado junto ao III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação teve como tema “Educação, Democracia e Desenvolvimento Social”. Em 2020, o evento esteve relacionado às ações formativas da Linha de pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais do PPGEd e do PPGEEsp e discutiu a temática “Educação inclusiva: Conjuntura, Síntese e Prospectivas”.
GALERIA