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SOBRE

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SEMINÁRIO NACIONAL

SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

O EVENTO

O Seminário Nacional Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, promovido pela UFRN, com o tema “Tempos e espaços no contexto da educação especial na perspectiva inclusiva: desafios do ensinar e do aprender”, pretende traçar um panorama das pesquisas científicas que têm contribuído para a educação e inclusão social de pessoas com necessidades educacionais especiais em contextos escolares e não escolares. Esse panorama tem como finalidade dialogar com a formação e prática profissional na área da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva através da participação e apoio de Programas de Pós-Graduação da UFRN: do Programa de Pós-Graduação em Educação, através da linha de pesquisa Educação e inclusão em contextos educacionais, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.



HISTÓRICO DO SENEI

No total foram 9 eventos, abordando temáticas que visam contribuir para o aprimoramento do processo educacional e social em uma perspectiva inclusiva no país. O primeiro encontro, realizado em 2004, teve como eixo central: “Inclusão: desafios e perspectivas”. O segundo, intitulado “Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas”, foi realizado em 2006. Na sequência, em 2008, abordando a temática “Práticas Inclusivas no contexto de ensino e em outros contextos”, foi realizado o III Seminário. Em 2010, o foco do encontro foi “Inclusão Escolar e Social: novos aportes, novos contextos”. Dois anos depois, a quinta edição do encontro teve como tema “Caminhos para uma Educação inclusiva: políticas, práticas e apoios especializados”. O sexto encontro, ocorrido em 2014, abordou a temática “Educação Inclusiva: Pesquisa, Formação e Práticas”. A sétima edição do seminário, realizado em 2016, teve como tópico “Políticas atuais de Educação Especial numa perspectiva inclusiva: desafios relativos à prática e à formação docente". No ano de 2018, o Seminário Nacional, em sua oitava edição, realizado junto ao III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação teve como tema “Educação, Democracia e Desenvolvimento Social”. Em 2020, o evento esteve relacionado às ações formativas da Linha de pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais do PPGEd e do PPGEEsp e discutiu a temática “Educação inclusiva: Conjuntura, Síntese e Prospectivas”.


O X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS tem como objetivos:

  • Promover a melhoria da qualidade da produção científica sobre a Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no país;
  • Divulgar os resultados dos projetos e pesquisas sobre a educação de pessoas com NEE desenvolvidos na área da educação, da saúde e áreas afins em diversos centros do país;
  • Divulgar práticas interventivas baseadas em evidências científicas para alunos de graduação e pós-graduação de cursos das áreas da educação, da saúde e áreas afins;
  • Promover um espaço de encontro de pesquisadores, educadores, profissionais das áreas da educação, saúde e áreas afins para identificar as demandas educacionais de pessoas com NEE;
  • Incentivar a participação plena de pessoas com NEE e seus familiares nos assuntos privilegiados neste encontro;
  • Articular as ações formativas e de divulgação científica da Linha de Pesquisa Educação e Inclusão em Contextos educacionais do PPGEd e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp) /Mestrado profissional;
  • Estimular a participação de discentes da graduação e da pós-graduação na área da educação especial, aproximando-os de pesquisas e discussões pertinentes à área.


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